Para qual serve uma fotografia?

Uma fotografia, sozinha, unitária, pode servir de modo a a desgraça do jornal, para o anúncio de moda, de modo a a divulgaçãeste por 1 produto. Dentro de um contexto por artes visuais, é cada vez Muito mais difícil pensar em obras fotográficas qual se apresentem como uma imagem única, desprovida de companhia, de uma série ou sequência. Provocações à parte, é impossível — especialmente pelo contexto Destes fotolivros contemporâneos — pensar 1 manejorefregatráfego atravfois de uma única fotografia. A nãeste ser em quadros raros tais como o livro Lucas, de que é composto de uma única fotografia desdobrada em uma sé especialmenterie do momentos, o qual faz usando que uma única imagem se torne uma sequência por fotografias.

Além da fotografia se consolidar cada vez Muito mais como uma Jeito seriada, de que depende de elementos ordenados de modo a transmitir seu sentido pleno, a história, mensagem ou conceito possui adquirido um papel cada vez Ainda mais central na realização por projetos fotográficos. Alec Soth constata, em entrevista ao British Journal of Photography, que nãeste se trata mais por criar grandes fotografias, porém de se produzir grandes histórias. Outro exemplo interessante, de que casa perfeitamente utilizando a fala de Soth é o livro Image Tsunami, de Erik Kessels. Não há sequer uma Colossal fotografia pelo livro - especialmente se considerarmos ESTES preceitos clássicos do qual faz uma fotografia óptima ou ruim - contudo há uma Bastante história, cheia por conexões e mensagens inusitadas e incrivelmente interessantes.



Nesse caso, este fotógrafo contemporâneo qual deseja manter-se inserido em um contexto por artes visuais, especialmente considerando fotolivros, não Pode vir a (ou nãeste precisa ser) apenas um grande fotógrafo, ele deve ser um ótimo contador por histórias. Utilizando blogar em mente, chegamos ao livro Sugar Paper Theories, do fotógrafo Jack Latham, publicado através Here Press. O projeto aborda um Destes poucos e utilizando certeza mais misteriosos desaparecimentos da história da Islândia. Sugar Paper Theories conta usando a Facilita do professor Gisli Gudjónsson de modo a contar esta misteriosa história ocorrida nos anos 70, qual foi bastante exposta através mídia e terminou em conclusões duvidosas, relacionadas a uma sfoirie de pressões políticas de que afligiam a Islândia pelo período.

O fotolivro conta usando uma sé especialmenterie por fotografias produzidas por Jack Latham em locais ligados aos desaparecimentos, imagens de arquivo da polícia islandesa, recortes de jornais, trechos do diário do 1 Destes suspeitos de envolvimento nos desaparecimentos e 1 texto, assinado pelo professor Gudjónsson, qual narra os acontecimentos ligados ao desaparecimento ao longo do livro. A direção do arte é bem bem estruturada e garante de que esta série por elementos não se torne uma Colossal bagunça. O livro conta usando uma série do multiplos papeis, tamanhos do páginas e cores, qual organizam cada um destes elementos, por exemplo: as imagens do arquivo sãeste apresentadas em um papel por textura grossa, quase uma lixa, enquanto os recortes do jornais sãeste encartados, apresentados em papel rosa.


O livro Parcela do local do 1º desaparecimento, na região do Reykjavik e segue até este seu desfecho, com a prisãeste dos supostos criminosos envolvidos e as memórias de que eles deixaram para trás. A sequência narrativa do fotolivro do Latham é essencialmente cronológica e possui como primário guia os textos do Gudjónsson, qual trazem uma série por detalhadas informações A cerca de este caso. Dessa FORMATO, acompanhamos o desdobrar do caso praticamente tais como em 1 romance policial, esperando por novas pistas, suspeitos, culpados e heróis.

Esta organização cronológica e a direçãeste por Feição impecável, fazem utilizando que a história contada pelo livro possua mais importância do de que as fotografias nele contidas. Fotografias qual, aliás, são ótimas, pelo menos de modo a este meu gosto. A questãeste é qual, se trocarmos Praticamente as fotografias por Latham por outras, o impacto será mínimo. Presentemente, se trocarmos — ou tirarmos — os textos e imagens do arquivo, a história praticamente sumirá. E blogar não é um problema, talvez mesmo que até a grande habilidade deste fotolivro. Esta é a “prova” de de que este fotolivro é a obra, não somente 1 suporte para imagens. Assim como uma escultura é indivisível desprovido prejuízos para seu sentido e MANEIRA originais, 1 fotolivro igualmente nãeste É possibilitado a ser despedaçado nenhumas perder Parcela da — ou toda — tua potência.


Outro ponto de que amplamente me interessa em Sugar Paper Theories é a importância do texto para a comunicação da narrativa proposta pelo autor. Esta é uma característica cada vez Muito mais presente, especialmente em projetos “documentais”. 1 dos grandes exemplos — e possível causadora desta tendência — é Laia Abril, de que em algum momento traz grandes doses de informação textual em seus projetos, com as quais eles perderiam grande parte por seu sentido, profundidade e interesse. Novamente, quero afirmar que isto nãeste é 1 problema, de maneira nenhuma. Quanto Muito mais ricas e cativantes sejam as histórias Fotógrafo Still melhor de modo a quem as consome, mesmo que de forma predominantemente visual, textual ou usando a uniãeste Destes dois. Esta questão, fortemente presente em Sugar Paper Theories e em tantos outros fotolivros contemporâneos só reforça qual, pelo menos neste contexto, só uma fotografia nãeste serve mais para muita coisa.

Phillip Toledano encontrou uma maneira bem sutil e delicada para realizar still por peças de roupas. Ele usou balões de festa, nãeste ficou lindo?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *